quinta-feira, 14 de março de 2013

Agora é um bom momento para ter segundos pensamentos sobre a venda da libra esterlina.
A libra tem sido martelada desde o início do ano.
Os temores de uma recessão triple-dip, as expectativas de mais afrouxamento quantitativo do Banco de Inglaterra, a perda de triplo A do Reino Unido de classificação de crédito e um declínio no status da libra refúgio seguro têm desempenhado o seu papel em empurrar esterlina caiu quase 10 % em relação ao dólar.
No esterlina vezes não só foi ferido por problemas próprios do Reino Unido, que também sofreu por causa da proximidade do país para as tribulações sem fim da zona do euro.
Outro lembrete dos problemas que o Reino Unido enfrenta vieram na terça-feira com a divulgação de dados que mostram que a produção industrial caiu 1,2% em janeiro a partir de dezembro. Isso foi muito pior do que o pequeno aumento de 0,1% que se esperava e deixou esterlina arremessado para baixo a uma nova baixa desde junho de 2010.
Ao mesmo tempo, há boas razões para esperar que a libra pode estar chegando ao final desta tendência descendente.
Uma queda feia 1,5% na produção de janeiro de fabricação foi compensada por um aumento de 1,5% na produção de dezembro.
Além disso, outras áreas da economia do Reino Unido pode ter começado a pegar desde então, aumentando as esperanças de que o Reino Unido vai evitar a recessão triple-dip que o medo tantos.
Pegue os preços das casas, em sua maior parte, os preços ainda estão estagnados, mas pesquisas sugerem otimismo é crescente, especialmente desde Financiamento do governo para o esquema de empréstimo, que oferece bancos com financiamento barato, parece estar finalmente escorrendo ao nível do solo.
Em sua mais recente pesquisa sobre a economia do Reino Unido, James Knightley do ING Financial Markets apontou a comentários recentes de Pete Redfern, executivo-chefe da Taylor Wimpey, um dos maiores construtores do Reino Unido casa.
"Não há dúvida de que o mercado é melhor, as hipotecas estão mais disponíveis, eles são geralmente mais acessíveis. A disponibilidade de hipotecas de 95% e os preços deles está melhorando. Os clientes estão mais otimistas ", disse Redfern disse.
Rightmove também aponta para mais actividade do mercado imobiliário, relatando que pesquisas de propriedade on-line em seu site aumentou 20% em relação ao ano de bater um recorde de todos os tempos, em janeiro.
Dada a estreita correlação do mercado imobiliário do Reino Unido para a confiança do consumidor, isso deve augura nada de bom para uma recuperação.
"A retomada da atividade do mercado de habitação em geral tende a levar a atividade de vendas de varejo e serviços associados, incluindo trabalhos de construção. Como tal, no meio da escuridão em torno da economia do Reino Unido, há pedaços de notícias positivas, "Mr. Knightley do ING disse.
Qualquer sugestão de que essas melhorias vão continuar a ter um impacto positivo sobre a libra-ambos do Reino Unido, as políticas monetária e fiscal.
No caso da política monetária, as expectativas atuais de mais afrouxamento quantitativo pelo Banco da Inglaterra pode começar a diminuir. Como Citibank argumenta em sua nota diária a clientes, "Parece que o Banco da Inglaterra ainda está indeciso sobre a necessidade de QE mais."
O banco é pouco provável que correr em outro programa de compras de ativos se espera que a economia começar a pegar por conta própria.
De igual importância para a libra é o orçamento da próxima semana.
Embora Tesouro chefe George Osborne insistiu que ele não vai se afastar de disciplina fiscal, as chances são de que a realidade política de uma eleição em 2015 vai obrigá-lo a fornecer pelo menos algum estímulo para o crescimento.
Citibank calcula que atrasar um pouco da austeridade fiscal anteriormente prevista para este ano e no próximo pode contribuir tanto de 2% do produto interno bruto ao longo de dois anos.
Dado que a libra esterlina já caiu acentuadamente este ano, as chances são de que os exportadores do Reino Unido acabará por começar a beneficiar também, acrescentando a esperança de que tanto a demanda nacional e de exportação está começando a subir.
Para a libra esterlina, isto só pode ser uma boa notícia, pondo fim à sua merecida reputação como um dos piores a realização das principais moedas até agora este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário